Para 2015, a Olhar Brasileiro está desenvolvendo alguns projetos que permitem associações de parcerias e patrocínios. Peças teatrais, acervos, shows, entre outros.

 

1) O teatro nas ruas da cidade: atores e atrizes na toponímia do Rio de Janeiro

Inspirado na obra Actores e actrizes na toponímia de Lisboa, o livro, fartamente ilustrado, apresenta as vidas e carreiras de atores e atrizes do teatro brasileiro que nomeiam ruas do Rio de Janeiro, sendo estas identificadas por fotos e mapas. A obra traz ainda textos sobre a história do teatro brasileiro (a partir das figuras que se eternizaram no traçado da cidade) e sobre a relação da cultura e sua impregnação na memória urbana, de autoria do arquiteto e urbanista Nireu Cavalcanti.

 

2) O Gravador de Inezita

Digitalização do acerco de áudio de Inezita Barroso é vasto. Como folclorista, cantora e bibliotecária, reuniu uma impressionante quantidade de livros, discos, partituras e obras musicais. Mas um de seus baús guarda raridades de suas experiências sonoras, em grande parte inéditas. É uma caixa com fitas de rolo utilizadas para gravações caseiras na década de 1950 e 1960. São mídias mecânicas gravadas em um Akai que totalizam cerca de 59 horas de gravações. Estão registradas ali reuniões familiares, de amigos, programas de rádio e discos compactos. É um retrato constituído por fragmentos de encontros únicos e de trechos de gravações de rádio e de discos que fizeram parte do grupo de influências e gostos da cantora. Entre os destaques, podemos citar registros de músicas compostas na casa de Inezita, como: “Bem Iguais” e “Recompensa” de Paulo Vanzolini e Tullio Tavares, ambas em 1952, entre outras preciosidades.

 

3) Crônicas de Nuestra América

Vencedor do edital OI FUTURO 2013 e tendo estreado em agosto de 2014, visa a circulação teatral do espetáculo “Crônicas de Nuestra América” de Augusto Boal.Escritas no período de 1971 a 1976, quando o dramaturgo encontrava-se exilado em Buenos Aires, estas pequenas histórias são um retrato da vida cotidiana na América Latina dos anos 70.

 

4) Aracy de Almeida, a Rainha dos ParangolésApresentações do espetáculo reunindo o compositor Hermínio Bello de Carvalho e o cantor Marcos Sacramento relembra histórias e a obra musical da intérprete carioca.

 

5) Acervo Maestro Marcos Leite

Este projeto, ainda em construção, visa organizar, catalogar e transpor para mídias digitais, o acervo de Marcos Leite, certamente uma das figuras mais importantes na música vocal brasileira, no intuito de preservá-lo e divulgar para o público em geral e mais especificamente amantes da música vocal, pesquisadores e professores de música, através de uma página virtual na internet. Esse acervo é composto de partituras originais, fotos, áudios, vídeos e cartas.

 

6) Quem é você ?

Mais do que um projeto de mapeamento da memória musical do Brasil, é um espetáculo-aula, em que a vida e obra de um compositor será objeto de enfoque.
“Quem é você?” tem caráter didático, que será valorizado através de novas vozes reveladas pela Escola Portátil de Música e por intérpretes consagradas, como Áurea Martins, escolhida melhor cantora de MPB em 2010.